Congresso Site Publicado

Congressista: Rodrigo Moreira Garcia
Unidade USP: Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

Título: DESENVOLVIMENTO DA NOVA BIBLIOTECA DIGITAL DA BBM/PRCEU/USP: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Coordenador: Carlos Zeron
Área Temática: Ciências Sociais Aplicadas

Participantes: Rodrigo Moreira Garcia,

Resumo:  A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM), inaugurada em 2013, é um órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo. Como entidade acadêmica, configura-se como um centro interdisciplinar de informação e documentação, pesquisa e difusão científica e de memória histórico-cultural. Tem como finalidade preservar e proporcionar irrestrito acesso ao seu significativo acervo bibliográfico e documental para pesquisadores, alunos e ao público em geral.

Para atingir seus objetivos, a estratégia adotada foi o desenvolvimento de uma biblioteca digital brasiliana (BBM Digital). Este trabalho apresenta uma retrospectiva desde o projeto-piloto, os problemas e êxitos no decorrer do percurso do projeto. Relata os desafios enfrentados e as soluções encontradas para a retomada dos processos de digitalização e desenvolvimento da coleção digital.

Palavras-chaves:  Biblioteca Digital, BBM Digital, Curadoria Digital