Desenvolvimento de Normas sobre BIM na ABNT

Coordenador: Eduardo Toledo Santos | Vice-coordenador

Área Temática: Engenharias

Participantes: Eduardo Toledo Santos,

Resumo:  Este trabalho relata uma ação de extensão universitária ligada ao desenvolvimento de Normas Técnicas sobre a Modelagem da Informação da Construção (BIM) junto à ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.

O BIM é uma metodologia inovadora e de grande impacto na Construção, já que está ligado à transformação digital do setor. Devido à expertise necessária a essa temática de caráter disruptivo, o apoio da academia para a normalização desta área tem sido essencial junto à ABNT.

Este trabalho relata o histórico do desenvolvimento de algumas normas BIM, mostrando sua relação com o ensino de pós graduação e a pesquisa desenvolvidos pelo autor na USP. A formação de profissionais pós-graduados no tema tem ajudado o país no desenvolvimento de normas que apoiam as práticas no mercado.

Os resultados mostram claramente a importância deste tipo de atividade de extensão universitária e como é ligada de forma essencial às demais ações fim da universidade – ensino e pesquisa.

Palavras-chaves:  Norma Técnica, BIM, Normalização