Congresso Site Publicado

Congressista: Julio Min Fei Zhang
Unidade USP: Faculdade de Medicina

Título: Desenvolvimento de um purificador de ar open source com uso do filtro HEPA e radiação ultravioleta-C no contexto da COVID-19

Coordenador: Daniel Varela Magalhães

Área Temática: Engenharias

Participantes: Julio Min Fei Zhang, Alyssa El Chihimi de Andrade, Barbara Medeiros Almeida, Beatriz Vilas Boas Pugliese Falararo, Felipe Augusto de Moraes Machado, Gustavo Alves Machado, Larissa Bornia Ghilardi, Guilherme Martins Pereira,

Resumo:  O cenário da COVID-19 inviabilizou diversas atividades realizadas na sociedade. Em alguns locais como laboratórios, toilettes e consultórios odontológicos foram projetados sem janelas, tornando-os impróprios para permanência de indivíduos por um longo período de tempo. Dessa forma, foi projetado o filtro de ar “Estereli.Easy” para purificar os ambientes fechados, tornando-os mais seguros, à medida que busca reduzir o risco de contágio pelo Sars-CoV-2. O objetivo principal é criar um purificador de ar que utiliza lâmpada Ultravioleta-C para descontaminar ambientes que possam estar contaminados com Sars-Cov-2.

Nesse sentido, não se pretende ser apenas um produto comercial, mas sim um equipamento desenvolvido no ambiente universitário, que demonstre a validade científica, além de buscar, por meio de engenharia, o melhor custo-benefício para o produto. Assim, trata-se do interesse na contribuição da universidade para a sociedade, garantindo a segurança dos indivíduos em ambientes fechados.

Palavras-chaves:  COVID-19, luz Ultravioleta-C, HEPA, Purificador