Diagnóstico da Coleta Seletiva nas Escolas de Ribeirão Preto

Congresso Site Publicado

Congressista: Tiago Hoffmann Trindade Paloschi
Unidade USP: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto

Título: Diagnóstico da Coleta Seletiva nas Escolas de Ribeirão Preto

Coordenador: Perla Calil Pongeluppe Wadhy Rebehy

Área Temática: Ciências Sociais Aplicadas

Participantes: Tiago Hoffmann Trindade Paloschi, Pedro Lopes Cardoso de Mattos, Perla Calil Pongeluppe Wadhy Rebehy,

Resumo:  Este trabalho conta o desenvolvimento de uma das frentes de atuação do projeto aprovado pelo Edital Aprender na Comunidade 2021: A identificação do perfil de coleta seletiva nas escolas de Ribeirão Preto. No projeto buscamos a melhora da coleta seletiva da cidade, junto de outros agentes como a Comissão de Coleta Seletiva, a Prefeitura de Ribeirão Preto e as Cooperativas. Sendo as escolas um centro importante para o funcionamento de todo o ecossistema que o envolve, este foi o selecionado para começarmos um diagnóstico. Através de um questionário respondido por 35 escolas pudemos chegar então a uma análise da situação geral delas, como a forte presença de sucateiros na coleta destes recicláveis e problemas com os locais adequados para acúmulo dentre uma coleta e outra, que leva a um ciclo vicioso da não separação dos lixos nas escolas.

Palavras-chaves:  coleta seletiva, escolas, diagnóstico, projeto