Edição de conteúdos sobre audiologia na Wikipédia para difusão de conhecimento

Congresso Site Publicado

Congressista: Larissa Cristina De Conti Pereira
Unidade USP: Faculdade de Odontologia de Bauru

 

Título: Edição de conteúdos sobre audiologia na Wikipédia para difusão de conhecimento

Coordenador: Carlos Ferreira dos Santos | Vice-coordenador: Marília Afonso Rabelo Buzalaf

Área Temática: Ciências da Saúde

Participantes: Larissa Cristina De Conti Pereira, Hector Gabriel Corrale de Matos, Katia de Freitas Alvarenga, Beatriz Muller Barbosa Correa Batista, Tatiana de Andrade Lopes, Alexandre Alberto Pascotto Montilha, Lilian Cassia Bornia Jacob-Corteletti,       

Resumo:  Introdução: a consulta de informações na Wikipédia é expressiva e seus dados são acessados por milhões de usuários, inclusive nas áreas de ciência e saúde, por toda população. Citações da enciclopédia eletrônica em artigos acadêmicos estão cada vez mais frequentes, assim como seu contrário, na medida em que as publicações de maior impacto científico encontram-se cada vez mais referenciadas na Wikipédia.

Objetivo: Realizar o levantamento dos verbetes relacionados à Audiologia que foram editados na Wikipédia durante as ações acadêmicas promovidas pelos alunos de graduação e pós graduação da Faculdade de Odontologia de Bauru e analisar a evolução quantitativa de cada um deles após as intervenções.

Metodologia: A análise dos verbetes foi feita através do acesso ao Outreach Dashboard. Foram analisados os verbetes: “Implante coclear”, “Deficiência auditiva”, “Presbiacusia”, “Audiologista”, “Fonoaudiologia”, “Audiologia”, entre outros.

Conclusão: O resultado da análise demonstrou aumento nos acessos dos verbetes após as intervenções, constatando maior disseminação do conteúdo científico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *