Congresso Site Publicado

Congressista: Vanderlei Salvador Bagnato
Unidade USP: Instituto de Física de São Carlos

Título: Ensino Experimental com Kits Educacionais “Formação para o Ensino Pré-Universitário e Professores”.

Coordenador: Vanderlei Salvador Bagnato

Área Temática: Ciências Humanas

Participantes: Mirian de Cássia Barbosa Silva, Vanderlei Salvador Bagnato, Euclydes Marega Jr, Sebastião Pratavieira, José Dirceu Vollet,

Resumo:  Como a Ciência é baseada em observação da natureza, a realização da experimentação torna-se elemento fundamental do aprendizado. Ocorre que cada vez menos os estudantes do nível médio, ou mesmo universitário, aprendem ou tem oportunidades de fazerem experimentação. Um pouco disto é a falta de infraestrutura, mas muito é devido ao fato que os professores formados em licenciatura têm cada vez menos tempo para formação experimental. Se tivermos Kits experimentais para os alunos da licenciatura e para reciclagem dos professores, de modo que eles possam levar para casa e realizarem experimentação como parte do aprendizado, isto deverá proporcionar uma formação mais adequada. Nosso projeto cria uma biblioteca de Kits que os alunos da licenciatura e professores do nível médio poderão usar como prática em suas aulas, complementando o conteúdo dos cursos de Física, Bio, Matemática e Química… Neste trabalho apresentamos o Projeto inicial “Aventuras na Ciência”, o qual foi avaliado pelo Mec, assim como seu desenvolvimento.

Palavras-chaves:  Ensino de Física, Educação Básica, Metodologias