Ensino por meio de jogos no projeto “Escolinha Multiesportes”: proposta de plano de aula a partir dos princípios do Teaching Games for Understanding

Congresso Site Publicado

Congressista: Rafael Pombo Menezes
Unidade USP: Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto

 

Título: Ensino por meio de jogos no projeto “Escolinha Multiesportes”: proposta de plano de aula a partir dos princípios do Teaching Games for Understanding

Coordenador: Rafael Pombo Menezes

Área Temática: Ciências da Saúde

Participantes: Davi Pereira Oliveira e Sousa, João Pedro Caetano Sartori, Leticia Santos de Oliveira Parreira, Maria Júlia Rocha Nunes, Ricardo Bisam Filho, Bianca Pollettini Gomes da Cunha, Rafael Pombo Menezes,       

Resumo:  O objetivo deste trabalho é apresentar possíveis diretrizes para o ensino de jogos esportivos coletivos (JEC) por meio do modelo contemporâneo de ensino denominado Teaching Games for Understanding (TGfU). Este fundamenta-se em princípios pedagógicos que permitem adequar os jogos às características dos participantes e, ainda, aos conteúdos propostos para cada aula. Esse modelo mostra-se como absolutamente relevante para o ensino dos JEC em projetos esportivos para crianças de 7 a 10 anos, com perspectiva para a construção do conhecimento sobre o jogo a partir de ‘ensinar a jogar jogando’ e de questionamentos específicos aos conteúdos abordados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *