Estimulação de habilidades subjacentes à alfabetização em língua portuguesa, de uma criança falante do Mandarim como primeira língua

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Congressista: Camila Ayumi Kado
Unidade USP: Faculdade de Odontologia de Bauru

 

Título: Estimulação de habilidades subjacentes à alfabetização em língua portuguesa, de uma criança falante do Mandarim como primeira língua

Coordenador: Profa. Dra. Aline Aceituno da Costa

Área Temática: Ciências da Saúde

Participantes: Camila Ayumi Kado, Amanda da Silva Lopes,            

Resumo:  Introdução: O bilinguismo vem se tornando cada vez maior nos tempos atuais. A aquisição de uma segunda língua durante o período de alfabetização é um assunto que gera preocupações nos pais e educadores. A alfabetização engloba uma grande complexidade, é necessário diversos pré requisitos para que a criança desenvolva Objetivo: Devido a escassez de estudos sobre o bilinguismo, o trabalho objetivou descrever a experiência de um caso de uma criança chinesa no Brasil, ressaltando as habilidades para o processo de alfabetização para crianças não nativas da língua portuguesa e a importância da intervenção fonoaudiológica no contexto da pandemia.Método: relato de caso composto por análise de prontuário eletrônico do paciente. Conclusão: A intervenção fonoaudiológica precoce foi fundamental nas crianças expostas a duas línguas distintas, como forma de prevenir graves dificuldades que poderiam surgir e proporcionou  qualidade na fala e nos diversos âmbitos da linguagem.

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