Congresso Site Publicado

Congressista: Rebeca Leite Camarotto
Unidade USP: Pró-Reitoria de Pesquisa

Título: Estudos de ações em cultura e extensão: análise da exposição virtual “Você e a USP – a Universidade de São Paulo sempre presente em sua vida”

Coordenador: Sylvio Roberto Accioly Canuto

Área Temática: Ciências Humanas

Participantes: Maurício Candido da Silva, Rebeca Leite Camarotto, Danilo Leite, Tatiana Durigan,

Resumo:  Com o objetivo de apresentar ao público a importância da pesquisa científica desenvolvida na USP para o nosso cotidiano, foi planejada uma exposição no Hall Monumental da Assembleia Legislativa de São Paulo, uma vez que também se pretendia maior aproximação com essa instituição. Dividida em cinco módulos, a exposição apresenta detalhes sobre a pesquisa científica e exemplos da ciência desenvolvida na USP. Com o advento da pandemia de covid-19 e as regras de isolamento social, a exposição não pôde ser concretizada de acordo com o planejamento inicial. Optou-se, assim, por adaptar o mesmo projeto da exposição para o formato virtual, utilizando modelo 3D do Hall Monumental com uma expografia digital, seguindo o projeto criado para o ambiente físico. Essa adaptação ao formato virtual viabilizou a realização da exposição, possibilitando uma nova experiência no amplo campo da divulgação científica e na prática da extensão universitária.

Palavras-chaves:  exposição virtual, pesquisa, extensão