Experiência Museológica em História da Enfermagem

Coordenador: Luciana Barizon Luchesi

Área Temática: Ciências Humanas

Participantes:

Resumo:  O presente trabalho foi desenvolvido para divulgar, organizar e preservar o Centro de Memória da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (CEMEERP-USP), que possui diversos materiais museológicos, que contam a história da instituição, assim como a história da enfermagem. Para preparação para atividades de conservação preventiva, houve o treinamento através do Curso de Conservação Preventiva para Acervos Museológicos, realizado pela Escola Nacional de Administração Pública – ENAP, além da organização e reorganização de dados de diversos materiais do acervo, como livros, fitas, fotos e teses, em planilhas do Excel.

As atividades foram adaptadas para o formato virtual, focando na catalogação do acervo que já estava em formato digital.

Palavras-chaves:  História da Enfermagem, Enfermagem, Acervos