Física no Circuito Cultural: Criações Ciênciarte para o Workshop “Revelando Universos”

Congresso Site Publicado

Congressista: CAETANO RODRIGUES MIRANDA
Unidade USP: Instituto de Física

Título: FÍSICA NO CIRCUITO CULTURAL: CRIAÇÕES CIÊNCIARTE PARA O WORKSHOP “REVELANDO UNIVERSOS”

Coordenador: CAETANO RODRIGUES MIRANDA

Área Temática: Ciências Exatas e da Terra

Participantes: CAETANO RODRIGUES MIRANDA, ROBERTA UIOP, DINDARA SILVA GALVÃO, GUSTAVO CHAGAS DE MORAIS,

Resumo:  Da ideação, curadoria à criação de material expositivo, este projeto propõe um diálogo entre Ciência e Arte com a exploração das fronteiras da Física através da experimentação e criação artística pelo público no circuito cultural fora do ambiente universitário. A proposta visa revelar os universos da Física através da difusão das pesquisas de fronteira do IFUSP através de manifestações artísticas, realçando o aspecto lúdico e intuitivo do fazer científico através das pontes entre Física e Arte.  O projeto vem implementando um conjunto de obras e performances envolvendo experiências imersivas e inclusivas para estimular a imaginação, criatividade e curiosidade. Propõe a investigação e reflexão com participação ativa do público em experiências de imersão sensorial nas várias escalas do Universo e vivências artísticas. Potencialmente desconstruir para o público em geral, a noção da Física, como disciplina hermética e de difícil entendimento.