Congresso Site Publicado

Congressista: MARTHA MARANDINO
Unidade USP: Faculdade de Educação

Título: Fomentando a reflexão e o engajamento de jovens do ensino médio por meio da produção de vídeos de divulgação científica sobre temas sociocientíficos controversos

Coordenador: MARTHA MARANDINO

Área Temática: Ciências Humanas

Participantes: Felipe Barbosa Dias,

Resumo:  Neste trabalho apresentamos o processo de produção dos dois vídeos de divulgação científica sobre temas sociocientíficos controversos vinculados a ODS “Educação de Qualidade” da Agenda 2030: “Gênero e Ciência” e “Diálogo de Saberes”. Será focalizada a análise da participação dos estudantes de ensino médio da Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da USP nos debates gravados pelo googlemeet sobre os temas e que foram usados na produção dos vídeos. Os temas sociocientíficos controversos são ambíguos e sujeitos a diversas perspectivas. Os maiores desafios do projeto se deram na produção dos vídeos ao longo da pandemia do Covid-19. Contudo, por meio do debate realizado com os estudantes percebeu-se a tomada de posição, a presença de uma visão crítica e interseccional sobre os temas. Além disso, a produção dos vídeos com as diferentes posições dos participantes, concretizou a proposta de produção de materiais educativos que promovam o diálogo, o respeito pelas diferenças e a cidadania.
Palavras-chaves: Ciência, Gênero, Saberes Culturais