Formação de/com professores que ensinam matemática na Educação de Jovens, Adultos e Idosos

Congresso Site Publicado

Congressista: Júlio César Augusto do Vall
Unidade USP: Instituto de Matemática e Estatística

 

Título: Formação de/com professores que ensinam matemática na Educação de Jovens, Adultos e Idosos

Coordenador: Júlio César Augusto do Valle | Vice-coordenador: Priscila Ribeiro dos Santos

Área Temática: Ciências Humanas

Participantes: Priscila Ribeiro dos Santos, Carla Cristina Pompeu, Janine Arizia de Lima Silveira, Matheus Lima Gonçalves Hisnauer Didone,          

Resumo:  Neste texto, temos o propósito de registrar e divulgar o relato de uma experiência, ainda em desenvolvimento, de formação continuada de professores/as que ensinam Matemática na Educação de Jovens, Adultos e Idosos. Trata-se do projeto de extensão, materializado na forma de um curso de atualização de sessenta horas (60h) e intitulado “A matemática na Educação de Jovens, Adultos e Idosos”, por meio do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP), por intermédio do Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática (CAEM).

O curso foi organizado em onze encontros síncronos, também remotos, com periodicidade de três em três sábados, aproximadamente. Recebemos pouco mais de 1050 inscrições, expressando também a alta demanda por uma formação que contempla uma turma de 40 professores/as, segundo: a) atuação em redes públicas com turmas de EJA em 2021; b) representatividade por região/estado; c) paridade de gênero; d) diversidade de percursos formativos.

Palavras-chaves:  Educação Matemática, EJA, Educação Popular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *