Fortalecendo o ensino e práticas nos assentamentos rurais

Congresso Site Publicado

Congressista: Iole Almança de Morais
Unidade USP: Instituto de Arquitetura e Urbanismo

Título: Fortalecendo o ensino e práticas nos assentamentos rurais

Coordenador: Professora Akemi Ino

Área Temática: Ciências Sociais Aplicadas

Participantes: Iole Almança de Morais, Lara Tosing, Débora Ifanger, Fernanda Seleguim, Simone Fernandes Tavares, Angel Castañeda Rodrigues, Professora akemi Ino, Lucas Vecchia,

Resumo:  O presente projeto foi conduzido pelo Grupo de pesquisa em Habitação e Sustentabilidade (HABIS) e teve, como proposta inicial, o desenvolvimento do projeto de uma escola para o assentamento rural Mário Lago (Ribeirão Preto – SP). Apesar das intenções iniciais, durante o desenvolvimento das atividades a proposta se ampliou diante da identificação de um conjunto de outras demandas de infraestrutura e equipamentos no próprio assentamento. A partir da mobilização de estudantes do último ano do curso de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU/USP), uma equipe de trabalho foi formada dando início ao desenvolvimento de projetos arquitetônicos inseridos nas disciplina de Trabalho de Graduação Integrado (TGI) I e II e que tomaram como base o assentamento rural. Além dos alunos de Graduação, a equipe de trabalho foi integrada por discentes do Programa de Pós-Graduação do IAU (PPG-IAU), e, durante as atividades de extensão junto ao assentamento, participaram alunos de diferentes cursos e unidades.

Palavras-chaves:  Arquitetura, escola do campo, assentamento rural.