Congresso Site Publicado

Congressista: Laura de Oliveira
Unidade USP: Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto

Título: GINÁSTICA RÍTMICA NA UNIVERSIDADE: UMA PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO ENTRE O ENSINO, A PESQUISA E A EXTENSÃO

Coordenador: Myrian Nunomura

Área Temática: Ciências da Saúde

Participantes: Laura de Oliveira, Julia Cardoso de Souza, Myrian Nunomura,

Resumo:  A Ginástica Rítmica (GR) une o movimento corporal ao manejo dos aparelhos e à música. A GR é oferecida pelo Programa de Extensão em Ginásticas na Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto, desde 2018. Não há objetivo competitivo, mas de oportunizar a GR para adultos da comunidade universitária e externa, de forma alternativa. Os monitores, alunos da Universidade, ministram as aulas duas vezes por semana, 90 minutos diários e sob supervisão docente. A prática busca desenvolver a preparação física geral e as capacidades motoras que possibilitem o aprendizado dos elementos da GR com segurança, por meio do prazer, socialização, jogos e música. Os praticantes apresentam-se em eventos e competições, inclusive com premiação. A GR promove o  condicionamento físico, o alívio mental, a integração comunitária; estimula a adoção de estilo de vida saudável, o senso de pertencimento à Universidade; e contribui para a formação pessoal, humana, acadêmica e profissional dos envolvidos.