Congresso Site Publicado

Congressista: Ana Clara Mota de Oliveira
Unidade USP: Faculdade de Odontologia de Bauru

Título: HORTA VERTICAL NO CRUSP – CAMPUS BAURU COM A REUTILIZAÇÃO DE MATERIAIS PLÁSTICOS

Coordenador: Profª Drª Ana Carolina Magalhães

Área Temática: Ciências Biológicas

Participantes: Josué Pereira Vieira, Eliége Terezinha da Silva Meneghetti, Denise Maria Regiani,

Resumo:  O projeto da horta vertical visou proporcionar aos moradores do CRUSP uma alimentação saudável e de forma acessível, assim como a reutilização de material plástico. A horta foi construída na parede do CRUSP do Campus USP Bauru, local arejado e exposto ao sol, a partir da reutilização de garrafas PET. A partir de uma entrevista, mudas das hortaliças mais consumidas pelos estudantes foram plantadas e cultivadas de forma 100% orgânica. Os alunos foram estimulados a criarem uma consciência ambiental e também terem cuidado com a natureza, uma vez que participaram de forma ativa na obtenção das garrafas PET usadas, no plantio, regadio e colheita. Ao longo do projeto desenvolvido desde 2018, no ano de 2021 foram plantadas, ao total em dois plantios, 159 hortaliças, dentre elas: alface, tomate, cebolinha, couve, salsa, rúcula e beterraba, para a distribuição e consumo entre os alunos moradores do CRUSP. O projeto proporcionou aos alunos um consumo consciente e saudável, além da interação com a natureza e do ato de reutilizar material plástico, auxiliando na manutenção do meio ambiente.