Congresso Site Publicado

Congressista: Silvio Shigueo Nihei
Unidade USP: Instituto de Biociências

Título: Insetos na Escola: um projeto do Instituto de Biociências (USP) para empréstimo de material didático para escolas da Grande São Paulo

Coordenador: Silvio Shigueo Nihei

Área Temática: Ciências Biológicas

Participantes: Sabrina Raphaela Silva Santos, Larissa Lotti Oliveira, Caroline Torres Mendes, Letícia Mayumi Sugui,

Resumo:  Os insetos fazem parte do nosso cotidiano desde muito cedo, gerando grande curiosidade. Professores exploram o universo dos insetos para ensinar diversos conteúdos em inúmeras oportunidades. O uso de insetários como material didático representa ferramenta pedagógica de grande relevância em espaços formais e não formais de educação. Diversos conteúdos conceituais podem ser explorados: diversidade, classificação, hábitos, polinização, vetores, evolução. Como alternativa aos obstáculos legais/ambientais/estruturais inerentes à construção/manutenção de insetários, o projeto Insetos na Escola empresta insetários para professores de escolas da Grande SP. Os objetivos estão organizados em 4 pilares: Construir– aprimorar os insetários disponíveis, produzir novos materiais; Divulgar– ampliar o alcance social; Conectar– criar rede nacional de projetos similares, para divulgação e troca de experiências; e Replicar– estimular a replicação em outras cidades para alcançar mais escolas e alunos.