Integrando ciência e conhecimento entre a universidade e a sociedade

Congresso Site Publicado

Congressista: Cristiane Gonçalves Titto
Unidade USP: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos

Título: Integrando ciência e conhecimento entre a universidade e a sociedade

Coordenador: Cristiane Gonçalves Titto | Vice-coordenador:
Área Temática: Ciências Agrárias

Participantes: Manoel Carlos Souza Ferreira, Aline Sayuri Lima Iida, Ana Laura Alves de Matos Passere, Érica Pita Martinhão, João Pedro Gomes, Pedro Gustavo Macedo Rihs, Micael de Sousa Isaac, Messy Hannear de Andrade Pantoja, Douglas Henrique Silva de Almeida, Cristiane Gonçalves Titto,

Resumo:  Uma nova vertente de ensino tem buscado integrar ciência com a tecnologia, sociedade e a cidadania, todos associados para a formação intelectual dos envolvidos. Espera-se que a comunidade acadêmica seja capaz de desenvolver soluções a problemas ou incógnitas que ajudam a evolucionar as ideais e a vida comum. Portanto, neste trabalho propôs-se a apresentar os projetos de extensão: “Integra LABE” e “Integra LABE-ZAZ”, consolidado no Laboratório de Biometeorologia e Etologia da FZEA/USP desde 2015. O objetivo deste projeto sempre foi discutir os diferentes temas correlatos a produção animal, sanidade, comportamento e bem-estar das espécies animais, entre alunos de graduação, pós-graduação e docentes ao longo dos anos de realização, além da divulgação para o público interessado. As parcerias com outros laboratórios mostraram-se eficazes e as atividades permitiram, aos alunos envolvidos, um amplo conhecimento, além da possibilidade do trabalho em equipe e desenvolvimento pessoal.

Palavras-chaves:  aprendizado, comunidade acadêmica, divulgação