Leguenoma no MZUSP: atividade acadêmica transposta em jogo no museu

Congresso Site Publicado

Congressista: Dimas Kenji Sakamoto
Unidade USP: Instituto de Biociências

Título: Leguenoma no MZUSP: atividade acadêmica transposta em jogo no museu

Coordenador: José Eduardo A. R. Marian

Área Temática: Ciências Biológicas

Participantes: Dimas Kenji Sakamoto, Ana Clara Chromeck Da Silva, Eduardo Mineo Iegawa,

Resumo:  A adaptação ao ensino remoto, açodada pela pandemia da Covid-19, trouxe uma série de desafios a estudantes e professores. Neste contexto, elaboramos um jogo empregando o Tour Virtual do Museu de Zoologia da USP, no qual quatro participantes devem atuar de forma colaborativa para responder diversos desafios relacionados à evolução. Nessa atividade, são exploradas distintas habilidades comuns a um pesquisador da área de Biologia, tais como lógica, observação, análise morfológica comparada, descrição (ex., de animais e cenários) e trabalho em equipe. Além de aproximar o público-alvo ao dia a dia de um cientista biólogo, a atividade explora ainda conceitos de evolução e as diversas funções de um museu. As respostas obtidas a um formulário-piloto, aplicado antes e após a atividade, indicam aumento de interesse pelos museus e uma noção mais sólida sobre sua importância, além de maior capacidade de articular conceitos de evolução e maior completude em descrições morfológicas.