Congresso Site Publicado

Congressista: Thamíris Martins Michelon
Unidade USP: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Título: Liga de Cuidados à Saúde da Mulher: desempenho no primeiro ano da pandemia da COVID-19

Coordenador: Mônica Maria de Jesus Silva | Vice-coordenador: Juliana Cristina dos Santos Monteiro

Área Temática: Ciências da Saúde

Participantes: Thamíris Martins Michelon, Amanda Maria Urei Rodrigues, Cecília Verones Cândido de Morais, Gleicy Kelly Felix Costa, Julia Ferreira Cieto, Nathalia Santarato, Wellery Stefany Nunes Glavina, Ludmila de Oliveira Ruela, Juliana Cristina dos Santos Monteiro, Mônica Maria de Jesus Silva,

Resumo:  Na pandemia, as atividades de extensão universitária desenvolvidas pelas Ligas Acadêmicas foram adaptadas, pela inclusão de Tecnologias da Informação e Comunicação. Objetivo:  apresentar a experiência de atuação da Liga de Cuidados à Saúde da Mulher durante o primeiro ano da pandemia da COVID-19, apresentando as dificuldades e facilidades. Método: relato de experiência com a utilização de dados secundários e referencial sobre o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação e a atuação de Ligas acadêmicas. Resultados: a atuação da liga envolveu a adaptação das atividades para o modo remoto, através da utilização de plataformas digitais. Facilidades: maior alcance de público, participantes de outras áreas da saúde e municípios, maior troca de conhecimento. Dificuldades: escassez de tempo, de acesso de qualidade e falta de concentração. Considerações finais: a experiência foi desafiadora e exitosa, permitindo desenvolver a extensão universitária, mesmo em ambiente virtual.