Mania de Ensinar: apoio ao ensino a distância

Congresso Site Publicado

Congressista: Jane Cristina Gregorio Hetem
Unidade USP: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas

Título: Mania de Ensinar: apoio ao ensino a distância

Coordenador: Jane Cristina Gregorio Hetem

Área Temática: Ciências Exatas e da Terra

Participantes: Fabrícia Barbosa, Adeildo S. de Jesus, Augusto L. Jardim, Larissa Magalhães, Lucas Gabriel Silva, Marcele Nunes, Maria Fernanda de Assis, Taísa Oliveira, Yasmmin Tamburus,

Resumo:  “Mania de Ensinar” foi criado em 2020 visando auxiliar pais e alunos nas tarefas escolares feitas em casa. A equipe  conta com estudantes do Bacharelado em Astronomia atuando como monitores no atendimento remoto a alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.  O atendimento vem sendo realizado em tempo real por meio de sala do Google Meet e por postagens no Instagram (stories, lives, direct), respondendo perguntas sobre Terra & Universo, e Matéria & Energia, que são temas vistos nas aulas de Ciências. Como exemplo de atuação, destaca-se  uma apresentação sobre a Estação Espacial, que a equipe realizou recentemente a pedido de uma escola de Porto Alegre. O atendimento remoto ocorreu durante uma aula no sistema híbrido, com alguns alunos participando no modo presencial e outros a distância. A versatilidade deste atendimento remoto permite uma maior aproximação da nossa Universidade junto à sociedade. Para os graduandos, trata-se de uma excelente experiência de contacto com o público.