Mapeamento e construção de fluxograma e guia de Acessibilidade na Universidade

Congresso Site Publicado

Congressista: Eduarda Padilha
Unidade USP: Faculdade de Odontologia de Bauru

Título: Mapeamento e construção de fluxograma e guia de Acessibilidade na Universidade

Coordenador: Ana Lúcia Pompéia Fraga de Almeida

Área Temática: Ciências Sociais Aplicadas

Participantes: Ana Lúcia Pompéia Fraga de Almeida, Critiane Nanami Ito, Eduarda Padilha, Henrique Oliveira Ribeiro, João Vitor de Andrade Souza, Marielle Baese Caetano, Rangel Naves Clemente, Rodrigo Monteiro, Tamilyn Miura,

Resumo:  Este projeto teve como objetivo o entendimento do Programa USP Acessível em seus moldes atuais e propor uma nova organização com o objetivo de tornar o Programa mais presente dentro e fora da Universidade de São Paulo e contribuir para a extinção das barreiras de acessibilidade e fortalecimento da inclusão. Para tal, o trabalho foi dividido em quatro vertentes: elaboração de um projeto de comunicação do Programa e nova identidade visual; mapeamento dos docentes pesquisadores em acessibilidade na universidade; mapeamento de ações da própria Universidade de São Paulo e de demais universidades; e elaboração do organograma do Programa USP Acessível. Dessa forma, foi possível reestruturar o programa de forma que abranja todos os objetivos estipulados na Resolução nº 5.971, de de 08 de setembro de 2011, que instituiu o Programa.

Palavras-chaves:  Acessibilidade; Inclusão; Barreiras; Extensão