Congresso Site Publicado

Congressista: Leticia Assis Couto
Unidade USP: Faculdade de Medicina – FOFITO

Título: MATERIAL EDUCATIVO PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE NA FIBROMIALGIA: DA ELABORAÇÃO À DI-VULGAÇÃO NO METRÔ DE SÃO PAULO – SP

Coordenador: Amélia Pasqual Marques

Área Temática: Ciências da Saúde

Participantes: Leticia Asssis Couto, Mateus Dias Antunes, Amélia Pasqual Marques,

Resumo:  A fibromialgia é considerada um problema de saúde pública e a educação do paciente é recomendada. Material educativo é uma das melhores e mais efetivas maneiras de informar o paciente, a família e a população em geral. O objetivo foi desenvolver material educativo para promover a saúde na fibromialgia e divulgá-lo no metrô de São Paulo-SP. Para a construção do material educativo, algumas etapas foram seguidas: identificação das necessidades dos indivíduos com fibromialgia e profissionais (por meio de um estudo qualitativo com abordagem de grupo focal) e elaboração e validação do material educativo. O material educativo foi desenvolvido, contendo informações relevantes para pessoas com ou sem fibromialgia. Devido à pandemia, a distribuição do mesmo, nas estações do metrô foi adiada e deve ser realizada após melhora da situação pandêmica. Esta foi uma importante ação e contribuição para difundir o conhecimento produzido na Universidade de São Paulo para a sociedade.