Congresso Site Publicado

Congressista: Daniely Soares Lino Kertesz
Unidade USP: Instituto de Ciências Biomédicas

Título: Microscópio digital e lâminas histológicas para escolas da rede pública de ensino

Coordenador: Dânia Emi Hamassaki

Área Temática: Ciências Biológicas

Participantes: Daniely Soares Lino Kertesz, Paulo Alexandre Abrahamsohn, Daniel Kertesz Alves, Gisela Ramos Terçarioli, Kelliton José Mendonça Francisco, Fábio Siviero, Dânia Emi Hamassaki,

Resumo:  O incentivo ao ensino de ciências para alunos e professores do ensino fundamental, médio e técnico da rede pública de ensino é um dos propósitos dos projetos realizados pelo Departamento de Biologia Celular e do Desenvolvimento do ICB/USP. Em consonância com iniciativas anteriores, este projeto teve o objetivo de desenvolver kits de lâminas histológicas e microscópios de baixo custo para serem distribuídos gratuitamente a escolas públicas, considerando que muitas não dispõe da ferramenta para a visualização dos tecidos. Na fase I foram confeccionados kits de lâminas histológicas de diferentes tecidos animais a partir do acervo de blocos histológicos do Setor de Técnicas Histológicas do Departamento e arquivos STL (formato de impressão) de microscópios em polímero ABS a serem impressos em 3D. Na fase II foram criados vídeos curtos sobre histologia e um tutorial sobre como fazer um microscópio caseiro com materiais recicláveis. Atualmente, na fase III, está sendo realizada a impressão dos microscópios e produção de outros vídeos.