Congresso Site Publicado

Congressista: ANDRESSA VILAS BOAS ANASTACIO
Unidade USP: Faculdade de Saúde Pública

Título: O papel e a contribuição das universidades na localização dos ODS na cidade de São Paulo, Brasil

Coordenador: Marco Akerman | Vice-coordenador: Paulo Santos Almeida

Área Temática: Ciências Sociais Aplicadas

Participantes: Marco Akerman, Paulo Santos Almeida, Rosilda Mendes, Maria Cristina Franceschini, Rubens Moriya, Andressa Anastácio, Camila Santos, Fátima Lico, Sandra Costa de Oliveira,

Resumo:  O fortalecimento de parcerias e meios de implementação são considerados essenciais para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, conforme refletido no ODS 17. As metas 17.16 e 17.17 reforçam a importância de se dar atenção às questões sistêmicas e às parcerias multissetoriais que possibilitem a mobilização e o compartilhamento de conhecimentos, competências, tecnologias e recursos para cumprir a Agenda 2030.

Em 2019, a cidade de São Paulo criou a Comissão Municipal de Desenvolvimento Sustentável, órgão colegiado que visa articular a administração pública, a sociedade civil e a comunidade científica para apoiar a implementação da Agenda 2030 e a localização dos ODS na metrópole. Esta Comissão inclui em sua constituição um segmento dedicado à incorporação de membros da comunidade científica, que atualmente conta com quatro entidades: USP, UNIFESP, CEPEDOC-Cidades Saudáveis e FMU. Em conjunto com os demais membros da Comissão, busca apoiar a elaboração do Plano de Implementação da Agenda 2030 na cidade de São Paulo, sua implantação e acompanhamento.

Palavras-chaves:  ODS, universidades, governança ODS, ONGs, governo