O papel transformador de estudantes de graduação além dos muros da universidade

Congresso Site Publicado

Congressista: Marcos César de Oliveira Santos
Unidade USP: Instituto Oceanográfico

Título: O papel transformador de estudantes de graduação além dos muros da universidade

Coordenador: Marcos César de Oliveora Santos

Área Temática: Ciências Exatas e da Terra

Participantes: Marcelo Melo, Vicente Gomes,

Resumo:  No Instituto Oceanográfico da USP (IOUSP), a disciplina intitulada “vertebrados aquáticos” faz parte da grade curricular do curso de bacharelado em Oceanografia. É um curso ministrado no terceiro semestre letivo desde 2014 pelos três autores deste trabalho. São quatro horas semanais ministradas em São Paulo, divididas em aula teórica e prática, e contando com o apoio de uma viagem a campo para o município de Cananeia. Em comum acordo com 5 turma de estudantes, decidiu-se que um dos objetivos desse curso seria aprender com a experiência. Além das atividades pedagógicas tradicionais relacionadas à disciplina, uma ponte entre a universidade pública e a escola pública deveria ser construída. Essa ponte deveria transferir conhecimentos e ferramentas de ensino para uma escola pública local, com direto engajamento de acadêmicos do curso de graduação do IOUSP. Portanto, o objetivo desses cinco anos iniciais foi de atribuir um papel transformador para os grupos de estudantes de cada semestre, transformando-os em agentes disseminadores de ferramentas para ensino em uma escola pública.

Palavras-chaves:  ferramentas educativas, vertebrados aquáticos, mar