O que são animais de laboratório? Como eles vivem? Para que são utilizados?

Congresso Site Publicado

Congressista: Daniele dos Santos Martins
Unidade USP: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos

Título: O que são animais de laboratório? Como eles vivem? Para que são utilizados?

Coordenador: Daniele dos Santos Martins

Área Temática: Ciências Biológicas

Participantes: Sara Bonara Ferreira, Andressa Valim Parca,

Resumo:  O uso de animais de laboratórios em pesquisas auxiliam na difusão da ciência e tecnologia, porém, a maioria das pessoas desconhecem conceitos éticos preconizados na ciência de animais de laboratório. A disseminação desse conhecimento é necessária durante a formação educacional do estudante, assim, objetivamos visualizar o nível de conhecimento dos alunos do ensino médio sobre experimentação animal. Nossos resultados demonstraram que mais de 25% dos adolescentes entrevistados não sabem qual a finalidade do uso de animais em pesquisas e 90% nunca visitaram ou estiveram em laboratório e a maioria 62,5% nunca ouviu falar nos conceitos de Bem-estar animal e 3R’s. Muitos acreditam que a contribuição dos animais de laboratório se limita na elaboração de vacinas, medicamentos e soros. Concluímos que a inserção de conteúdos temáticos, participação dos alunos em projetos de extensão e debates sobre a ciência de animais de laboratório são extremamente necessárias, para evitar a propagação de falsos conhecimentos.

Palavras-chaves:  animais de laboratório, ensino médio, conhecimento