O USO DE TELESCÓPIOS NA ESCOLA PARA A DIVULGAÇÃO DA ASTRONOMIA

Coordenador: Vera Jatenco-Pereira

Área Temática: Ciências Exatas e da Terra

Participantes: Yasmmin Ferreira Tamburus,

Resumo:  O projeto Telescópios na Escola (TnE, http://www.telescopiosnaescola.pro.br/) utiliza a astronomia como popularização e difusão do ensino de ciências, utilizando telescópios robóticos para obtenção de imagens dos astros em tempo real, permitindo que alunos e professores de escolas do ensino básico, fundamental e médio possam desenvolver pequenos projetos científicos e educacionais. Entretanto, devido à pandemia do Covid-19 e à quarentena, as aulas nas escolas foram suspensas, assim como o funcionamento do Telescópio Argus do TnE, instalado no Observatório Abrahão de Moraes em Valinhos, SP, pertencente ao IAG/USP. Desta forma, deu-se seguimento às atividades com a produção de alguns textos com temas de astronomia, que foram divulgados nas redes sociais, juntamente com atividades interativas referentes à eles.