Observações sobre a elaboração e a recepção do minicurso “Uma introdução à teoria da demonstração de Aristóteles”

Congresso Site Publicado

Congressista: Mariane Farias de Oliveira
Unidade USP: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

 

Título: Observações sobre a elaboração e a recepção do minicurso “Uma introdução à teoria da demonstração de Aristóteles”

Coordenador: Prof. Dr. Evan Keeling

Área Temática: Ciências Humanas

Participantes: Mariane Farias de Oliveira,   

Resumo:  O tratado dos Segundos Analíticos de Aristóteles faz parte do seu Órganon, um conjunto de reflexões sobre a lógica que serve como instrumento para sua filosofia.

O livro I dos Segundos Analíticos busca responder a três questões: (a) o que é o conhecimento científico, (b) como é possível adquiri-lo e (c) como devemos organizá-lo e expô-lo por meio de seus princípios. A noção-chave que permite mobilizar todas essas questões é a da operação lógica de demonstração, que (i)nos faz compreender as conexões causais e necessárias que fazem o conhecimento científico ser o que ele é; (b)estabelece as condições necessárias e suficientes para obter conhecimento científico;e (c)a partir do encadeamento de tais demonstrações, podemos organizar o corpo de conhecimento de um determinado domínio de objetos.

Assim,para dar conta dos conceitos fundamentais de tal teoria, o curso visou qualificar noções como “proposição”, “silogismo”, “demonstração”, “princípios”, “conhecimento científico”, dentre outras.

Palavras-chaves:  História da Filosofia, Aristóteles, Demonstração

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *