Congresso Site Publicado

Congressista: Luah Tomas
Unidade USP: Instituto de Relações Internacionais

Título: Observando democracias e eleições pela ótica das Relações Internacionais:  as eleições presidenciais chilenas de 2021

Coordenador: Felipe Loureiro | Vice-coordenador: Gianfranco Caterina

Área Temática: Ciências Sociais Aplicadas

Participantes: Luah Tomas, Gianfranco Caterina, Nathalia Stutz, Geisiele Mello da Rosa Carvalho, Nicole Romualdo Mendes, Maria Gabriella Oliveira Costa, Larissa Capovilla, Eduardo Tomaz da Silva, Matheus Tavares Poggetti, Felipe Loureiro,

Resumo:  O Observatório da Democracia no Mundo é um laboratório didático, constituído por estudantes da graduação e da pós-graduação, majoritariamente, mas não exclusivamente, do Instituto de Relações Internacionais da USP. O objetivo do projeto é fornecer análises sobre as eleições de países ao redor do mundo, divulgando informações de qualidade de forma acessível por meio de redes sociais, do sítio do projeto (http://odec.iri.usp.br/) e da realização de eventos. Atualmente, o Observatório está focado nas eleições presidenciais do Chile, previstas para novembro de 2021 (incluindo o provável 2º turno em dezembro) e observa o processo eleitoral do país a partir dos seguintes eixos: as relações com a América Latina, com a região Indo-Pacífico, a atuação dos movimentos sociais (trabalhadores, estudantes, indígenas e mulheres) e, finalmente, o impacto da Assembleia Constituinte nos debates presidenciais.

Palavras-chaves:  democracia, relações internacionais, América Latin