Para Além dos Muros da Universidade: Descontrução de Fake News como Recurso Avaliativo no Curso de Pedagogia

Congresso Site Publicado

Congressista: Joyce Ingrid de Lima
Unidade USP: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

 

Título: Para Além dos Muros da Universidade: Descontrução de Fake News como Recurso Avaliativo no Curso de Pedagogia

Coordenador: Rafael Alberto Moretto

Área Temática: Ciências Humanas

Participantes: Joyce Ingrid de Lima, Rafael Alberto Moretto,            

Resumo:  Neste trabalho, apresentamos a experiência de uma atividade de extensão utilizada como estratégia avaliativa de uma disciplina oferecida remotamente para alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade de São Paulo, visando um melhor aproveitamento dos conteúdos abordados, destacando a importância da divulgação científica e que o conhecimento produzido na academia ultrapasse os muros da Universidade. Tal atividade consistiu na criação de um perfil no Instagram, no qual foram publicados materiais produzidos com o objetivo de desconstruir notícias falsas que são amplamente divulgadas na sociedade. Essa metodologia foi proposta com o intuito de mostrar na prática como podemos incentivar os alunos, independentemente do nível escolar, a promoverem ativamente da disseminação da Ciência na comunidade em que vivem e, para os professores em formação inicial, como os conteúdos a serem ensinados podem ser contextualizados, partindo de assuntos atuais e do cotidiano dos alunos.

Palavras-chaves:  Formação de professores, Divulgação científica, av

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *