Congresso Site Publicado

Congressista: FLAVIA DA CUNHA BASTOS
Unidade USP: Escola de Educação Física e Esporte

Título: Percepção da comunidade sobre serviços de atividade física durante a pandemia Covid-19

Coordenador: FLAVIA DA CUNHA BASTOS

Área Temática: Ciências da Saúde

Participantes: Pedro Henrique Silva Mendes, Kathellen Pedrosa Medeiros,

Resumo:  A prestação de serviços de atividade física e esporte por meio de entidade pública pode ser considerada um bem social e deve ser avaliado no sentido de garantir sua qualidade (CHELLADURAI; CHANG, 2000; KO E PASTORE, 2004; MARIANO, 2017; AMARAL; ROCCO JR.; BASTOS, 2018). Com o advento da pandemia, a EEFE, que já realizava avaliações semestrais dos Cursos Comunitários, adaptou o instrumento e aplicou junto aos participantes nesse novo cenário. O objetivo deste estudo foi levantar e descrever a percepção quanto a qualidade dos cursos oferecidos no 2º semestre de 2020 e 1º semestre de 2021. Trata-se de estudo descritivo e predominantemente quantitativo. As avaliações foram positivas em todas as variáveis: motivações, objetivos, percepção de melhora, vivência e ferramentas no curso online. Considera-se que houve uma adaptação das atividades com qualidade, que permitiu o acesso a população, dessa forma cumprindo as diretrizes da Unidade e da Universidade no que se refere a responsabilidade pública e que permitiu ainda o engajamento com a dimensão do ensino e da pesquisa.

Palavras-chaves:  Qualidade, Atividade Física, Extensão, COVID-19