PERMAUSP: PERMACULTURA E GEOCIÊNCIAS NA CIDADE DO SOL

Congressista: Denise de La Corte Bacci Toledo
Unidade USP: Instituto de Geociências

Título: PERMAUSP: PERMACULTURA E GEOCIÊNCIAS NA CIDADE DO SOL

Coordenador: Denise de La Corte Bacci Toledo | Vice-coordenador: Lucelene Martins

Área Temática: Ciências Exatas e da Terra

Participantes: Adriana Fiorussi Higino, Ana Karoline de Oliveira Costa, Anderson Sousa dos Santos, Clarissa de Freitas B. da Costa, Murilo Carbone Carneiro, Paulo E. Diaz-Rocha,

Resumo:  O PermaUSP é um núcleo de estudos em permacultura dos estudantes da USP, e foi criado para promover a permacultura na cidade de São Paulo. O projeto consiste em levar a permacultura para a comunidade de Heliópolis por meio de atividades que estão sendo desenvolvidas de forma colaborativa. O projeto busca construir espaços educadores sustentáveis tanto no campus da USP quanto na comunidade, promovendo o compartilhamento de experiências, vivências e conhecimentos acadêmicos curriculares transdisciplinares, com base na educação ambiental crítica, por meio de oficinas de permacultura na comunidade. O projeto vem proporcionando experiências de formação profissional e socioambiental aos estudantes de graduação e de agentes multiplicadores na comunidade. O objetivo do projeto é fomentar a transformação da realidade socioambiental dos lugares pela permacultura, buscando promover a transição para sociedades colaborativas mais sustentáveis, a partir de um contexto teórico-prático.