Congresso Site Publicado

Congressista: Laysa Fernanda Silva Pedrollo
Unidade USP: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Título: Posvenção: desenvolvimento de um curso de formação para o apoio inicial a enlutados por suicídio

Coordenador: Kelly Graziani Giacchero Vedana

Área Temática: Ciências Biológicas

Participantes: Laysa Fernanda Silva Pedrollo, Aline Conceição Silva, Bruna Marques Chiarelo, Camila Corrêa Matias Pereira, Débora Tatiane Góes Silva, Isabela dos Santos Martin, Larissa Castelo do Amaral, Maraina Gomes Pires Fernandes Dias, Maria Isabella Alves Paterna, Kelly Graziani Giachero Vedana,

Resumo:  A posvenção apresenta elevado potencial para o manejo de vivências após uma morte por suicídio, sendo uma vertente ainda pouco explorada na área da saúde. Os profissionais de saúde podem fazer a diferença nas abordagens sobre a posvenção, embora ainda existam lacunas nos processos de formação e capacitação sobre a temática. O presente projeto teve como objetivo promover um curso de extensão universitária com foco na formação e capacitação de profissionais da área da saúde para a posvenção do suicídio, por meio do desenvolvimento da telessimulação. O curso foi promovido por um grupo de extensão universitária da EERP/USP no mês de agosto de 2021, sendo proposto por meio de três momentos (formação, telessimulação e avaliação). Participaram do curso profissionais e estudantes da área da saúde de diferentes localidades do Brasil. Trata-se de uma abordagem inovadora sobre a posvenção, com potencial para contribuir no apoio inicial a enlutados por suicídio.