Congresso Site Publicado

Congressista: IARA PEREIRA RIBEIRO
Unidade USP: Faculdade de Direito de Ribeirão Preto

Título: Prevenção e Tratamento Jurídico para Pessoa em Situação de Endividamento em Ribeirão Preto – SP: Acolher, Esclarecer e Apoiar

Coordenador: IARA PEREIRA RIBEIRO | Vice-coordenador: Maria Paula Costa Bertran

Área Temática: Ciências Sociais Aplicadas

Participantes: Clodoaldo Gabriel Junior (FDRP), Daniel Noccioli Sanches (FDRP), Karyn Adame Rinaldi (FDRP), Marina de Castro Pessoa, Pedro A. Gregorini, Pyetra Stéfani de Oliveira, Taffarel Pereira Marques, Uesley Cesar Santos de Oliveira, Vinicius Onodi Oliveira,

Resumo:  O projeto de extensão “Prevenção e Tratamento Jurídico para Pessoa em Situação de Endividamento” foi criado em 2015 com o objetivo de esclarecer a população sobre prevenção e efeitos do endividamento. Confiantes que o conhecimento construído na Universidade deve ultrapassar seus muros para alcançar e melhorar a vida da população, o projeto consiste em prevenir o endividamento e acolher a pessoa endividada. A prevenção é realizada por meio de palestras, elaboração e divulgação de material informativo. O acolhimento se caracteriza em atender a pessoa endividada e auxiliá-la na elaboração de estratégias para sair dessa situação. Entre os resultados do projeto estão posts, áudios, mensagens disponíveis nas redes sociais e no livro Diálogos sobre Crédito e Endividamento, produção de posts sobre impactos da pandemia nas situações de crédito e endividamento, 52 palestras e oficinas, 60 atendimentos e respectivo acompanhamento. Em relação aos estudantes envolvidos no projeto, além da atividade de extensão, o projeto uniu o ensino e a pesquisa, realizando seis simpósios sobre o tema.

Palavras-chaves:  endividamento; orientação jurídica; atendimento