Programa de Extensão de Serviços à Comunidade (PESC): 20 Anos de História

Congresso Site Publicado

Congressista: Vitor Hideo Nasu
Unidade USP: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

Título: Programa de Extensão de Serviços à Comunidade (PESC): 20 Anos de História

Coordenador: David Daniel Turchick Rubin | Vice-coordenador: Luciane Reginato Cornacchione

Área Temática: Ciências Sociais Aplicadas

Participantes: Vitor Hideo Nasu, Robson Queiroz Pereira, Maria Cecília Goes,

Resumo:  O Programa de Extensão de Serviços à Comunidade (PESC), vinculado à Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA/USP), completa 20 anos de aplicação do conhecimento acadêmico junto a entidades do terceiro setor por meio de de-senvolvimento de projetos de impacto social. O PESC possibilita o compartilhamento de experiência e a melhoria de habilidades dos alunos de graduação da USP. Os discentes podem receber bolsas através do Programa Unificado de Bolsas da USP (PUB/USP) e contam com a orientação de moni-tores (ex-participantes) e tutores (alunos de pós-graduação), além da coordenação de docentes en-volvidos com a cultura e extensão universitária. Este estudo analisa a trajetória histórica do PESC em termos de quantidade e conteúdo dos projetos e de alunos envolvidos. Constatou-se que os 722 alunos de graduação desenvolveram 144 projetos. Os projetos estão relacionados, em especial, às áreas financeira, administrativa e de planejamento.

Palavras-chaves:  Impacto social, Projetos sociais, Extensão.