Programa de formação sobre Pagamento por Serviços Ambientais para catadores de material reciclável e servidores municipais

Congresso Site Publicado

Congressista: Keith Richard Brauer Sales
Unidade USP: Instituto de Física

 

Título: Programa de formação sobre Pagamento por Serviços Ambientais para catadores de material reciclável e servidores municipais.

Coordenador: Helena Ribeiro | Vice-coordenador: Pollyana Ferreira da Silva

Área Temática: Ciências da Saúde

Participantes: Keith Richard Brauer Sales,             

Resumo:  O presente trabalho trata de uma pesquisa qualitativa, incluindo ações de extensão sobre o tema Pagamento por Serviços Ambientais para catadores de materiais recicláveis, tendo como objetivo principal a capacitação de catadores cooperados ou associados e técnicos da prefeitura municipal de São Paulo. O PSA é um instrumento que pode ser utilizado para expansão dos serviços de coleta seletiva, aumento dos índices de reciclagem e valorização dos profissionais da área, proporcionando benefícios ambientais e sociais para a sociedade e para os catadores. A metodologia que será aplicada para o desenvolvimento deste trabalho, envolve as etapas revisão da literatura na temática aludida e curso de formação aos entes envolvidos. Espera-se como resultado a promoção de conhecimento científico e o consequente empoderamento dos catadores pela dimensão ambiental do trabalho que fazem e pela possibilidade de remuneração por esse caráter essencial à preservação natural promovida por seu ofício.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *