PSICOLOGIA PARA CRIANÇAS: PSICOEDUCANDO CRIANÇAS A PARTIR DE BIBLIOTERAPIA

Congresso Site Publicado

Congressista: Alessandra Luzia de Rezende
Unidade USP: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

 

Título: PSICOLOGIA PARA CRIANÇAS: PSICOEDUCANDO CRIANÇAS A PARTIR DE BIBLIOTERAPIA

Coordenador: Carmem Beatriz Neufeld | Vice-coordenador: Isabela Lamante Scotton de Albuquerque

Área Temática: Ciências da Saúde

Participantes: Alessandra Luzia de Rezende, Luiza Christofoletti Vito, Thaís Isabely Catellan, Carmem Beatriz Neufeld, Isabela Lamante Scotton de Albuquerque,         

Resumo:  Durante a infância, marcos essenciais acontecem, e é importante facilitar o desenvolvimento da capacidade de compreensão emocional nessa fase. A biblioterapia em grupos tem sido uma estratégia efetiva para promover saúde mental. Na pandemia, as intervenções em grupo online têm crescido exponencialmente, facilitando a democratização de conteúdos da psicologia e atividades de extensão. O objetivo do trabalho é discorrer acerca dos resultados de uma intervenção, realizada de maneira online e síncrona, baseada em biblioterapia para promover reconhecimento e manejo de emoções em crianças de 7 a 9 anos. Dois grupos online foram feitos, nos quais realizou-se atividades com a leitura do livro “Joana, a lontra: Trabalhando as emoções”. Respondendo às demandas sociais atuais, pode-se constatar que o presente trabalho contribui para efetivação da responsabilidade social da universidade pública, um pilar de Extensão e Cultura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *