Congresso Site Publicado

Congressista: Matheus Willian Caetano
Unidade USP: Faculdade de Odontologia

Título: Relevância de programas de Extensão da FOUSP no processo de ensino e aprendizagem.

Coordenador: Inês Aparecida Buscariolo

Área Temática: Ciências da Saúde

Participantes: Rafaela Ravagnani Lins Dobarco, Karina Maciel Kremer, Rodney Garcia Rocha, Maria Aparecida Borsatti, Carlos Alberto Adde, Carina Domaneschi, Sibele Sarti Penha,

Resumo:  A Universidade Pública deve ser canal de comunicação entre Ciência e Sociedade. O Setor de Urgências da Faculdade de Odontologia (SUO-FOUSP) tem como missão atender a população com queixa dolorosa por livre demanda.

Mostrar parte das ações de extensão oferecidas pela FOUSP à comunidade, vinculadas ao ensino na Graduação.

Após aprovação do CEP foram coletados dados de prontuários e inseridos no Microsoft Excel.

De 3.942 atendimentos no SUO, registrou-se 23.859 procedimentos: 3.275 radiografias, 3.240 anamneses, 1.960 selamentos de cavidades, 1.824 encaminhamentos, 1.496 necropulpectomias/penetrações desinfetantes, 842 exodontias, 654 prescrições de medicamentos, 632 pulpectomias, 384 escariações, 304 drenagens de abscessos, 176 cimentações provisórias, 175 tratamento de pericoronarite, urgências periodontais e trauma.

O estudo mostra a relevância dos programas de extensão na acessibilidade da população socioeconomicamente vulnerável aos serviços de excelência em Saúde, como os do SUO.