Congresso Site Publicado

Congressista: Carlos dos Anjos Miguel Júnior
Unidade USP: Escola de Educação Física e Esporte

Título: Remama ON: Programa de Atividades Físicas Multicomponentes para Mulheres Sobreviventes de Câncer de Mama

Coordenador: Patrícia Chakur Brum

Área Temática: Ciências da Saúde

Participantes: Carlos dos Anjos Miguel Júnior, Pedro Henrique Rodrigues do Vale, Jean Augusto Coelho Guimarães, Guilherme de Medeiros Souza, Aline Rachel Bezerra Gurgel, Jule Amaral, Patrícia Chakur Brum,

Resumo:  O Remama é um projeto de extensão universitária que recebe mulheres sobreviventes de câncer de mama para treinamento de canoagem dragon boat na raia olímpica da Universidade de São Paulo (USP). Com a interrupção das atividades presenciais em decorrência da pandemia de COVID-19, viu-se a necessidade de uma alternativa para as alunas se manterem ativas. Assim, foi criado o programa Remama ON, que oferece, via plataforma virtual gratuita, duas aulas por semana de uma hora, compostas por atividades multicomponentes baseadas nas capacidades funcionais. São registradas frequência, percepções subjetivas de esforço, adesão, aderências e barreiras à participação nas atividades. Ao longo do período considerado, houve elevada adesão e moderada aderência. Portanto, a intervenção em telehealth mostrou-se eficaz para a manutenção dos níveis de atividade física em sobreviventes de câncer de mama. Ressalta-se que as atividades remotas serão mantidas mesmo com o retorno das atividades presenciais.