Congresso Site Publicado

Congressista: Jéssica Rodrigues Claro
Unidade USP: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Título: Ressuscitação cardiopulmonar: conhecimento dos professores e funcionários da educação básica de uma cidade do interior do estado de São Paulo

Coordenador: Maria Célia Barcellos Dalri

Área Temática: Ciências da Saúde

Participantes: Jéssica Rodrigues Claro, Maria Célia Barcellos Dalri, Jordana Luiza Gouvêa de Oliveira,

Resumo:  Objetivo. Avaliar o conhecimento sobre Suporte Básico de Vida (SBV) com o uso do Desfibrilador Externo Automático (DEA) dos professores e funcionários do ensino básico, após um programa de capacitação. Método. Estudo quase-experimental, descritivo, com delineamento longitudinal e abordagem quantitativa, realizado com 98 participantes através de um questionário de múltipla escolha (pré e pós-teste) na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Resultados. Foram avaliadas as questões corretas, incorretas e não respondidas. Além disso, foram analisados os percentuais de acertos em cada questão do pré e pós teste. Por fim, foi elaborado uma análise estatística simples para as respostas do pré e pós teste. Considerações finais. A capacitação foi satisfatória, mostrando melhora significativa no conhecimento teórico-prático sobre Suporte Básico de Vida com o uso do DEA dos professores e funcionários da educação básica.