Congresso Site Publicado

Congressista: Valeria de Marcos
Unidade USP: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Título: Saberes em Diálogo: comunidade, escola e universidade na construção da educação quilombola no município de Barra do Turvo-SP

Coordenador: Valeria de Marcos | Vice-coordenador: Julio Cesar Augusto do Valle

Área Temática: Ciências Humanas

Participantes: Valeria de Marcos, Fernanda Padovesi Fonseca, Julio Cesar Augusto do Valle, Cecil Chow Robilotta, Maria Paula de Jesus Correa, Lucas Martines de Azevedo da Silva, Igor Gabriel Rodrigues Gonçalves, Rodrigo dos Santos Lima, Willian Marcos Antonio Silva,

Resumo:  Este projeto visa contribuir na construção da educação quilombola em Barra do Turvo, a partir da articulação dos saberes das comunidades, a prática dos professores do ensino básico e os saberes da universidade. Em 2019 realizamos 21 oficinas (culinária, infância, agricultura quilombola, artesanato e devoção) nas comunidades, com cerca de 600 alunos, 30 professores, 60 auxiliares de ensino, cerca de 100 integrantes das comunidades e 11 membros da USP. Em 2020, devido à pandemia, foram analisados os materiais didáticos utilizados e elaborado um curso de extensão remoto de 60 horas, realizado em 2021. Os professores irão trabalhar os temas das oficinas e os alunos apresentarão os resultados no Dia da Consciência Negra, na praça municipal. Em 2022, com a replicação das oficinas, será elaborado material didático de autoria coletiva. O projeto conta com equipe de 37 integrantes entre docentes, discentes e servidores da USP e 5 entidades parceiras, com apoio da PRG USP da PRCEU ODS 2021.

Palavras-chaves:  educação quilombola,comunidade,Barra doTurvo