Semântica na Escola!

Congresso Site Publicado

Congressista: Luciana Aparecida Paraguassú Amaral
Unidade USP: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Título: Semântica na Escola!

Coordenador: Ana Lúcia de Paula Muller

Área Temática: Linguística, Letras e Artes

Participantes: Ana Lúcia de Paula Muller, Keiko Natascha Tobita Trida, Lucas Blaud Ciola, Luciana Aparecida Paraguassú Amaral, Marcela Martins de Freitas Guedes,

Resumo:  Neste trabalho, defendeu-se a hipótese de que a Semântica Formal oferece recursos para que o significado das sentenças e as relações lógicas entre elas sejam analisadas sob um ponto de vista diferente do usual, considerando-se a língua como um conjunto de regras que se aplica recursivamente. Objetivou-se, assim, a sua abordagem com fins didáticos, através do ensino de determinados conceitos e do oferecimento de regras de interpretação, trabalhando-se o raciocínio lógico. Propôs-se uma adaptação para alunos dos anos finais do Ensino Básico: alunos de uma turma de 9º ano de EF (EE Prof.ª Marina Cintra, em São Paulo) e uma turma de 1º ano de EM (EE Theodoro Corrêa Cintra, em Campos do Jordão). A aplicação do conteúdo se deu no decorrer de sete aulas, com atividades lúdicas e escritas ao final. Essa experiência resultou na elaboração da cartilha “Semântica na Escola!”. O projeto consistiu em uma experiência de diálogo ampla entre a universidade e a sociedade, com o propósito difundir um conteúdo linguístico relevante, de âmbito exclusivamente científico, de maneira didática e inovadora.

Palavras-chaves:  Linguística, Semântica Formal, Ensino, Cartilha