Congresso Site Publicado

Congressista: Adrila de Cassia Cabral Norato
Unidade USP: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

Título: Serviço de Fisioterapia Especializada do Ambulatório de Disfunção Temporomandibular e  Cefaleia do CER/HCFMRP: características e demanda

Coordenador: Débora Bevilaqua-Grossi

Área Temática: Ciências da Saúde

Participantes: Adrila de Cassia Cabral Norato, Juliana Pradela, Mariana Tedeschi Benatto, Gabriella de Almeida Tolentino, Débora Bevilaqua Grossi,

Resumo:  Objetivos: Divulgar a atividade de extensão realizada pelo Ambulatório de DTM e Cefaleia, mostrar a demanda do serviço e as características dos pacientes. Métodos: Descrição dos pacientes que foram encaminhados do ACEF com disfunções musculoesqueléticas devido as cefaleias para a fisioterapia especializada. Os pacientes eram avaliados e tratados de acordo com os déficits cinético-funcionais por alunos da graduação que fazem parte do grupo de DTM e Cefaleia, sob supervisão. Resultados: Dos 133 pacientes avaliados, 95% eram do sexo feminino e 97% tinham o diagnóstico de migrânea. Eram atendidos em média 7 pacientes por dia, os atendimentos eram realizados 2x/semana, com duração de 50 minutos cada sessão. Com evolução positiva e reavaliação, o paciente recebia alta. Conclusão: Deve-se dar continuidade ao trabalho realizado por estudantes de graduação supervisionados, pois além de tratar o paciente, dá ao estudante a oportunidade de se aproximar com a prática clínica especializada.

Palavras-chaves:  Enxaqueca, articulação temporomandibular