Todos pelo Turismo: livretos participativos em Ibitinga

Título: Todos pelo Turismo: livretos participativos em Ibitinga

Coordenador: Debora Cordeiro Braga

Área Temática: Ciências Humanas

Participantes: Laura das Chagas Pereira Jorge, Giovanna Alcântara Correia da Franca, Gleice Regina Guerra, Debora Cordeiro Braga,

Resumo:  Os livretos da coleção “Todos pelo Turismo”, desenvolvidos pelos integrantes do projeto de turismo da Escola de Comunicação e Artes da USP (ECA/USP) do Programa USP Municípios, foram criados como proposta de discussão do trabalho desenvolvido pelo projeto no município de Ibitinga, de modo a apresentar dados referentes ao turismo e iniciar o processo de definição de estratégias para o seu desenvolvimento sustentável na região. Além disso, tem a intenção de fomentar a participação, envolvendo a população nos assuntos relativos ao turismo da cidade. O formato digital com um questionário online, constitui-se em uma ferramenta de comunicação inovadora e sua eficácia que surge como alternativa no período de pandemia de COVID-19 e em 2021 está sendo testada a partir de dois temas: “Vamos Pensar Sobre o Turismo em Ibitinga?” e “Vamos Pensar na Retomada do Turismo?”.

Palavras-chaves:  Turismo, desenvolvimento, participação.