Travessias (im)prováveis: Ensino de Antropologia em Inglês

Título: Travessias (im)prováveis: Ensino de Antropologia em Inglês

Coordenador: Laura Moutinho

Área Temática: Ciências Humanas

Participantes: Laura Moutinho (DA/PPGAS/USP), Thais Henriques Tiriba (PPGAS/USP),

Resumo:  O projeto “Travessias (im)prováveis: ensino de antropologia em inglês”, coordenado pela professora Laura Moutinho, é uma iniciativa que realizamos junto a disciplinas obrigatórias de antropologia na qual oferecemos a alunas e alunos do Bacharelado em Ciências Sociais da Universidade de São Paulo oficinas de capacitação para leitura de textos antropológicos em língua inglesa. Nosso objetivo era trazer para a sala de aula ferramentas de leitura para que estudantes tivessem acesso mais amplo a esses conteúdos. Baseadas em uma metodologia de facilitação de entrada aos textos e amparadas pela premissa de que letramento acadêmico também é papel da docência, as oficinas foram realizadas em dois semestres, em 2018 e 2019. O retorno dos discentes foi muito positivos e estamos engajadas na busca por financiamento e parcerias para que possamos seguir com o oferecimento das oficinas.

Palavras-chaves:  Letramento Acadêmico; Inclusão; Antropologia;