Congresso Site Publicado

Congressista: Beatriz Cristina Rocha e Oliveira
Unidade USP: Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária

Título: Treina Micro: Cultura e Extensão Universitária na Ação de Formação e Geração de Renda de Jovens do entorno da Universidade.

Coordenador: Beatriz Cristina Rocha e Oliveira

Área Temática: Ciências Humanas

Participantes: Beatriz Cristina Rocha e Oliveira, Lucas Pereira Lima e Motta, Arthur Silvestre da Silva, Teresa França Pinto Nascimento,

Resumo:  Entre os anos de 2000 e 2005, o Programa Avizinhar (CECAE), diagnosticou a demanda dos jovens do entorno do Campus Butantã por atividades e serviços que atendessem a faixa etária de 15 a 18 anos na especificidade de uma introdução ao mercado de trabalho. Assim, o Programa criou o Projeto “Ação de Formação de Jovens e Geração de Renda”, no qual foram desenvolvidos cursos de formação técnica na área de informática envolvendo 120 jovens, num período de 5 meses com atividades diárias em período de contraturno escolar. O Projeto foi viabilizado devido a articulação com demais instituições da USP. Durante a formação, 20 destes jovens organizaram-se no “Grêmio Treinamicro”. Estes  passaram a ministrar os mesmos cursos de informática, com obtenção de renda, para funcionários da USP,  jovens e adultos com pouca escolaridade e idosos frequentadores do Campus. Parte dessa experiência está no documentário “Grêmio Treinamicro: Uma Experiência Sociocultural Revisitada na USP”.

Palavras-chaves:  Protagonismo, formação e extensão universitária.