Congresso Site Publicado

Congressista: Karoline de Oliveira Lins Souto
Unidade USP: Escola de Enfermagem

Título: Triagem de indivíduos com síndrome gripal no Prédio dos Ambulatórios do Hospital das Clínicas da FMUSP para prevenção da COVID-19

Coordenador: Maria de Fatima Fernandes Vattimo

Área Temática: Ciências da Saúde

Participantes: Karoline de Oliveira Lins Souto, Giovanna Nogueira Sanchez, Sirlene Luz Penha, Maria de Fatima Fernandes Vattimo,

Resumo:  A triagem consiste na identificação de sintomas e sinais clínicos característicos da COVID-19. Nesse sentido, o presente trabalho visou descrever e analisar uma experiência de triagem de sintomas gripais ocorrida em 2020 com pacientes ambulatoriais durante a pandemia da COVID-19. Essa campanha foi objeto de um projeto de extensão universitária subsidiado pelo PUB-USP, tendo sido desenvolvido no Hospital da Clínicas da FMUSP. O projeto colaborativo teve como objetivos: Prevenir a disseminação da COVID-19 e possibilitar aos estudantes de enfermagem a experiência de atuação assistencial. A campanha foi uma atividade de atenção à comunidade, de ordem voluntária com 44 alunos. Durante o período  foram triados 80.392 pessoas e identificados 445 pacientes com sintomas gripais. O modelo de triagem foi efetivo, sendo continuado pela equipe assistencial local que confirmou a interlocução obrigatória entre a universidade e a sociedade e a indissociabilidade de Ensino, Pesquisa e Extensão.