Uso Racional de Benzodiazepínicos – Caracterização do perfil dos pacientes usuários de benzodiazepínicos na Rede Municipal de Saúde de Bauru/SP

Congresso Site Publicado

Congressista: Wesley dos Santos Ferreira
Unidade USP: Faculdade de Odontologia de Bauru

 

Título: Uso Racional de Benzodiazepínicos – Caracterização do perfil dos pacientes usuários de benzodiazepínicos na Rede Municipal de Saúde de Bauru/SP

Coordenador: Bella Luna Colombini Ishikiriama

Área Temática: Ciências da Saúde

Participantes: Rebeca Souza da Silva,             

Resumo:  Objetivos: Os principais objetivos são identificar e caracterizar pacientes usuários crônicos de Benzodiazepínicos (BZDs) e, a partir dos dados obtidos, elaborar propostas de intervenção para minimizar o uso indiscriminado e inapropriado, bem como os efeitos adversos, deste grupo farmacológico por estes pacientes. 

Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo transversal observacional quantitativo e qualitativo, baseado na aplicação de questionários aos pacientes usuários de Unidades de Saúde do Município de Bauru/SP, a respeito de suas características sociodemográficas e sobre uso de Benzodiazepínicos.

Resultados: Os principais motivos relatados para uso dos BZDs foram insônia, ansiedade e depressão. A prevalência do uso de BZDs encontrada no estudo foi de 10,5%, seguindo tendências nacionais e mundiais.

Considerações Finais: Os resultados obtidos até o momento seguem a tendência encontrada em outros estudos da literatura. Com isso, há a possibilidade da elaboração de propostas de intervenção para a população identificada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *