Vacinação contra COVID-19 – participação dos estudantes de medicina da FOB USP

Congresso Site Publicado

Congressista: Alessandra Mazzo
Unidade USP: Faculdade de Odontologia de Bauru

Título: Vacinação contra COVID-19 – participação dos estudantes de medicina da FOB USP

Coordenador: Alessandra Mazzo | Vice-coordenador: Luiz Fernando Ferraz da Silva

Área Temática: Ciências da Saúde

Participantes: Alessandra Mazzo, Maria Elisa Honorato Balieiro Diniz, Lucas Massayuki Shiraraishi, Rodrigo Cardozo de Oliveira, Luiz Fernando Ferraz da Silva,

Resumo:  Este trabalho tem como objetivo apresentar a participação dos estudantes do Curso de Medicina da FOB USP, nas atividades de apoio a contenção da pandemia de COVID-19 no município de Bauru, por meio da campanha de vacinação. Tem sido realizado, junto a Secretária de Saúde do Município, Divisão de Vigilância Epidemiológica  (DVE) e outros órgãos públicos. Com base em convite realizado pela DVE foram programadas atividades de capacitação dos estudantes e pactuada sua vacinação pelo município. Desde então (janeiro) 2021, os estudantes têm participado ativamente das atividades de vacinação, seja no controle de cadeia de frios, cadastro e aplicação dos fármacos, nas unidades de saúde e/ou em postos volantes. Foram ainda responsáveis pela parte técnica de administração dos fármacos na primeira e segunda dose na Polícia Militar . Até o momento vacinaram milhares de pessoas, colaborando para o controle da pandemia e estreitando relações com órgãos públicos.